ANS avalia qualidade dos planos de saúde pelas reclamações de usuários


Usuários de planos de saúde passaram a contar com uma nova ferramenta para avaliar as operadoras, a partir desta sexta-feira (25). A ferramenta é baseada nas reclamações que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recebe e já está disponível na página da agência reguladora.

Segundo a ANS, o novo Índice de Reclamações aprimora o cálculo do ranking das mais reclamadas, dá mais transparência e funcionalidade e ajuda o beneficiário na escolha ou avaliação do seu plano. Foram incorporados dois indicadores, além do número de reclamações: um que identifica a conduta da operadora para resolver o problema e outro sobre os principais motivos das reclamações.

O Índice Geral de Reclamações indica a média de manifestações dos beneficiários nos últimos três meses; o Percentual de Finalizações Assistenciais indica a quantidade de demandas resolvidas consensualmente; e o Índice de Abertura de Processo Administrativo aponta as infrações que levaram a processos na ANS.

O índice será atualizado a cada mês e os dados disponibilizados com ranking e gráficos. Também é possível consultar os indicadores de cada operadora individualmente. O cálculo da ANS computa as reclamações feitas pelo telefone, internet, carta e presencialmente.

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) informa que enviou contribuições à ANS por meio do Laboratório de Inovação e que vai avaliar tecnicamente os novos indicadores. A entidade afirma que o bom relacionamento com o consumidor de planos “é um dos temas estratégicos para a FenaSaúde e suas associadas”. A federação ressalta ainda lançou recentemente o Guia de Reajustes dos Planos e Seguros Privados de Saúde, além do Guia do Consumidor, com informações gerais, e o Guia da Gestante.

Fonte: Akemi Nitahara – Agência Brasil

Pular para o conteúdo