A Câmara Municipal de Bela Vista realizou na noite desta segunda-feira (23) sua primeira Sessão Itinerante do ano e a primeira na história do município em um assentamento. O projeto, idealizado pelo vereador Alcyr Mendonça (PMDB) que foi atendido pelo vereador presidente Waldes Marques Claro para que realizasse sessões em todos os assentamentos e foi um sucesso; todos os vereadores agradeceram aos moradores pela calorosa recepção no assentamento Tupanciretã.
Além de lideranças e moradores do Assentamento, também estiveram presentes pessoas das comunidades próximas.
A Sessão Itinerante foi instituída como forma de aproximar o cidadão dos assentamentos do Legislativo, visando atender, junto ao Executivo Municipal, as demandas apresentadas. Até o fim do ano estão programadas sessões itinerantes em todos os assentamentos de Bela Vista.
“Estamos ampliando nosso trabalho junto à nossa população. Queremos tornar o Poder Legislativo cada vez mais democrático e participativo. Aproximar os vereadores da comunidade rural é, sem dúvida, possibilitar que os moradores tenham um espaço garantido para reivindicar seus direitos”, destaca o presidente do Legislativo Waldes Marques Claro.
Um morador do Assentamento, falou sobre a satisfação dos moradores pela realização daquela Sessão Itinerante. “Nós moradores precisamos que os vereadores sempre venham ouvir nossas reivindicações, estamos honrados com a realização desta sessão. É importante a presença dos vereadores no Assentamento, pois permite a nós moradores da zona rural a oportunidade de cobrar ações em benefício da população”.
“O principal objetivo das sessões itinerantes é aproximar o Legislativo da população. Muitos dos moradores dos assentamentos nunca tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão, visto que o assentamento Tupanciretã se encontra a uma distância de 110 km do município de Bela Vista. A aproximação dos moradores com os vereadores promove o debate sobre os assuntos pertinentes ao dia a dia da comunidade, bem como permite buscar soluções viáveis para a comunidade local”, explicou o vereador Alcyr Mendonça que pediu a realização das sessões nos assentamentos.
Já o vereador Dr. Johnys em seu discurso agradeceu a expressiva votação que obteve no assentamento. “Tenho a obrigação de lutar em busca de melhorias para os moradores. “Vejo o descaso com os assentados, estradas abandonadas, sem condições de tráfego, é uma vergonha essa administração”, disse Johnys. E acrescentou: “O prefeito é uma farsa deixa a desejar, disse que fez mutirão no assentamento, é mentira o assentamento está abandonado pela prefeitura“.
Principais reivindicações
As principais reivindicações dos moradores aos vereadores são: a solucão da questão da conta de água que há mais de 10 anos que vem rolando, deixando os assentados de mãos atadas. Eles solicitaram aos vereadores que busquem junto ao prefeito uma forma da prefeitura realizar estudo no sentido de enviar projeto de Lei para ser aprovado e perdoar parte da divida dos assentados com o SAAE, a situação é difícil.
Outra solicitação feita pelos assentados para os vereadores para que encontre uma solução junto ao Diretor do Incra para resolver o problema de escritura dos lotes aos moradores, que há 18 anos sofre com a incerteza.
Reclamação geral com as condições das estradas em péssimas condições de tráfego, pediram que fosse feito patrolamento, cascalhamento para recuperar as estradas e oferecer condições de transitar, pois os assentados estão isolados.
Solucionar a questão do encanamento que distribui água aos moradores que estão muito velhos e com vários vazamentos, prejudicando os moradores.
Que desmembre o pré, primeiro e segundo ano, pois, não tem como ficar educação infantil com alfabetização; é preciso se adequar, porque as crianças merecem um ensino de qualidade.
Outra solicitação dos assentados é que seja feito um cronograma de atendimento odontológico, médico, farmacêutico e enfermeiro trazendo medicamentos sintomáticos aos moradores.
Participaram da sessão os vereadores: Valdes Marques Claro (SDD), Alcyr Mendonça (PMDB), Lucinete Leite Lino (PMDB), Jair Bispo (PDT), Antonio Flavio Barbosa Cabral (SDD), Johnys Basso (DEM), Fabrizia Tinoco (PROS), Izabelino Fleitas (SDD), Marcelo Calvano (PSD) e Veriano Hoffmeister (PT).
Fonte: Assessoria de Imprensa