O apagão que atingiu vários estados brasileiros, na tarde desta segunda-feira (19), atingiu quatro municípios de Mato Grosso do Sul.
Segundo a concessionária de energia elétrica, Enersul/Energisa, foram afetados 1.661 consumidores, dos quais 1.266 em Corumbá, 391 em Sidrolândia, 1 em Bodoquena e 3 em Campo Grande.
Conforme nota, a concessionária explica que foi obrigada a efetuar corte de carga no sistema pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
O corte foi realizado no período entre 13h54min e 14h43min seguindo os procedimentos operacionais vigentes no setor elétrico e atingiu 39 MW (megawatts).
O ONS divulgou posicionamento oficial às 18h40. Em comunicado, o órgão afirma ter havido “restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste” que “aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica”. A situação foi normalizada a partir das 15h45, diz o ONS.
O órgão também disse que adotou “medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema”.
Fonte: Gabriel Maymone – Correio do Estado