O Comercial atingiu o primeiro objetivo nesta primeira fase da Copa do Brasil contra o Joinville-SC. Na noite desta quarta-feira (20), no Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante, o Colorado empatou em 1 a 1, resultado que garantiu a decisão do classificado apenas para o jogo de volta. Murilo, no primeiro tempo para os catarinenses, e Lucas Guma, no segundo fizeram o placar do jogo. Foi o oitavo gol de Guma em nove partidas disputadas pelo time campo-grandense. A partida foi acompanhada por 345 torcedores e não aconteceu em Campo Grande porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não aceitou a indicação do Estádio Jacques da Luz.
Com a bola rolando, quem esperava um Comercial retraído e respeitando a força do adversário, se surpreendeu. Logo aos cinco minutos, em falta cobrada por Prego na esquerda, a zaga não conseguiu afastar e a bola acabou sobrando para Augusto que, sem esperar, não conseguiu domínio para concluir com precisão e chutou para fora. O meio, com Andrinho e Uélison Santana, comandava o time vermelho e, aos 12 minutos, Santana se livrou da marcação e ficou livre próximo à área, mas preferiu chutar e não percebeu a penetração de Lucas Guma que entrava livre por trás da zaga. A conclusão foi fraca e facilitou a defesa do goleiro Agenor.
O time catarinense pouco atacou no início, mas quando chegou, abriu o placar aos 14 minutos. Juninho cobrou escanteio pela direita, a bola foi desviada na entrada da área e Murilo, livre, não teve trabalho para desviar de cabeça e marcar o primeiro gol da partida, para desespero do técnico Paulinho Rezende, que pediu atenção o tempo todo em lances de bola parada. A vantagem fez o time do Joinville se fechar mais na defesa e explorar os contra-ataques, permitindo que o Comercial tivesse maior volume de jogo, porém, sem assustar o goleiro adversário.
Na etapa final, Rezende apostou no mesmo time que começou a partida e deu certo. Logo no terceiro minuto, Augusto tabelou com Prego pela esquerda e cruzou para Andrinho, de cabeça, desviar a bola e acertar a trave esquerda de Agenor. Na volta, Lucas Guma, aproveitando que o goleiro ainda estava caído, chutou para empatar o jogo.
A igualdade no placar refletia o equilíbrio em campo, com o Comercial não se assustando com o time que está garantido na decisão do Campeonato Catarinense e vai disputar a Série B do Brasileiro neste ano. O Joinville teve uma única oportunidade, já aos 35 minutos, com Kadu. Mas o goleiro Martins, bem colocado, defendeu o chute do atacante. O ritmo do Comercial caiu após perder o lateral Prego e o atacante Augusto que, sentindo, deixaram o campo e o 1 a 1 foi o placar definitivo.
A partida de volta entre Joinville e Comercial acontece no próximo dia 27, às 18h30, na Arena Joinville. O vencedor avança para a segunda fase e um novo empate em 1 a 1 leva a disputa para a cobrança de pênaltis. Se a igualdade for sem gols, o time catarinense fica com a vaga, enquanto ao Comercial serve o empate com dois ou mais gols. O classificado enfrenta na próxima fase o vencedor do confronto entre Ceará-CE e Resende~RJ. Na partida de ida, empate em 2 a 2 e os dois times voltam a jogar também no dia 27, às 18h15, no Estádio do Castelão.
Fonte: Rogério Vidmantas – Capital News