Segundo o secretário e Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, este é um processo de extrema relevância para o Governo do Estado com o apoio do Governo federal. O secretário que recentemente esteve em Brasília com o governador Eduardo Riedel e o ministro dos Transportes debatendo sobre a logística do Estado, explicou que a obra compreende o Contorno Rodoviário Norte em Porto Murtinho/MS com o acesso à Ponte Internacional, Brasil/Paraguai e respectivas instalações aduaneiras para o Centro Integrado de Controle de Fronteira, na rodovia BR-267. A construção começa no quilômetro 678.10 ao km 691.20 com extensão total de 13,10 km.
Também está prevista a construção de um Centro Integrado de controle de fronteira. Os valores serão divididos como sendo 50% para o acesso e 50% para o Centro Alfandegário.
“O Governo federal elegeu a obra como prioritária no Novo PAC, lançado pelo presidente Lula. Isso é recurso federal e mostra que o Governo brasileiro priorizou isso o que é muito importante. Esta é a grande obra de estrutura do Governo brasileiro dentro da Rota”, enfatizou Verruck.
Com relação ao prazo de execução da obra, o secretário adiantou que deve ocorrer no primeiro semestre de 2026. “A ponte está mais adiantada com 40% da obra realizada, e deve ser entregue no segundo semestre de 2025. Já em relação ao acesso, a nossa previsão é que esteja finalizado no primeiro semestre de 2026, o que não interfere em nada no cronograma oficial de inauguração da Rota”, acrescentou.
Fonte: Juliana Brum/Capital News