Em Bela Vista, Dr. Gustavo Boccia faz palestra sobre prevenção do câncer de mama

Foto: Sônia Cristaldo


O médico ginecologista e obstetra Gustavo Boccia ministrou palestra sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A palestra aconteceu nesta sábado dia (22) de novembro na sede da APAE. 

A ação faz parte do Projeto desenvolvido pelos Acadêmicos de Serviço Social da Anhanguera de Bela Vista, focando a campanha em homenagem ao “Outubro Rosa”. 

“A doença é a que mais mata mulheres no Brasil, e a falta de prevenção é um dos principais fatores”, disse Dr. Gustavo Boccia.

De acordo com Dr. Gustavo essa palestra sobre o tema é para contribuir de forma decisiva para a melhoria da qualidade da mulher em Bela Vista.

O Outubro Rosa foi o mês da conscientização e combate à doença, surgiu em 1990, em Nova York, e tem por objetivo alertar as mulheres dos riscos do segundo tipo de câncer mais comum do mundo, que afeta 22% dos casos novos anualmente. Apesar de afetar mais comumente as mulheres, esse tipo de câncer também pode vitimar os homens.

Gustavo afirmou que a detecção precoce do câncer de mama é a realização de mamografia anual a partir dos 40 anos de idade e o exame clínico das mamas anualmente a partir da data da primeira menstruação das mulheres.

Também é importante que todas as mulheres conheçam os principais fatores de risco para o câncer de mama, a idade de maior risco de ocorrência da doença e seus mais frequentes sinais e sintomas. “Quando há fatores de risco como o histórico familiar de primeiro grau com câncer de mama, ou seja, mãe ou irmã, a orientação é de que a paciente inicie a rotina de exames 10 anos antes da idade em que o câncer surgiu na família”, adianta o médico Dr. Gustavo.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados mantendo-se bons hábitos, como uma alimentação saudável, prática de atividade física regular e manutenção do peso ideal.

Fonte: Fronteira News

Pular para o conteúdo