Enfermeiros do Hospital São Vicente de Paula iniciam greve por salários atrasados

Fotos: Thaffarel Nunez Gonçalves/TNG Informa


Conforme noticiado na última quinta-feira (06), teve início na manhã de hoje (12), a greve dos enfermeiros do Hospital São Vicente de Paula. A greve é por tempo indeterminado.

Logo pela manhã os enfermeiros e funcionários do hospital, acompanhados do presidente do SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, realizaram uma passeata saindo do Hospital São Vicente de Paula com destino a Câmara municipal de Bela Vista, onde reuniram-se com os vereadores. Na sequência participaram de uma nova reunião com o prefeito e vereadores no hospital, porém não houve avanços e os parlamentares ficaram de se reunir novamente nesta tarde com a categoria.

Durante a mobilização os enfermeiros foram informados pela prefeitura que nesta quinta-feira (13) uma comissão do Governo do Estado virá a Bela Vista e a expectativa é que o Governo aumente o valor do repasse ao hospital e a situação seja regularizada em breve.

“Os trabalhadores deixaram claro que a situação é insustentável e que a greve continuará até o pagamento ser efetuado, haja vista que muitos já passam por dificuldades financeiras. O sindicato buscou diálogo, mas o hospital sustenta que faltam recursos e que aguarda aumento do aporte financeiro repassado pelo governo, que hoje é de apenas R$ 15.000 enquanto os gastos do hospital chega a R$ 650.000. Como o município é o responsável pelo hospital, solicitamos que intermedeiem a favor dos trabalhadores”, explica Santana.

Presidente do SIEMS, Lázaro Santana durante 
reunião com os vereadores na câmara municipal


Em conversa com o TNG Informa, o presidente do SIEMS, Lázaro Santana agradeceu o apoio da população bela-vistense, não apenas pelo comparecimento a câmara, como também durante a mobilização nas ruas da cidade. Além disso, ressaltou que a categoria não irá deixar de atender os casos de emergência durante a greve.

“Tem um contingente que irá atender nos casos de emergência , já os demais terão que procurar as UBS (Unidade Básica de Saúde) para conseguir assistência, afirmou Lázaro Santana.

Entenda

A greve dos enfermeiros do Hospital São Vicente de Paula, iniciada hoje (12) foi decidida em uma assembleia realizada na última quinta-feira (06), e foi deflagrada em decorrência de 3 meses de salários atrasados. De acordo com a prefeitura, foram pagos ontem (11), o salário dos enfermeiros referente ao mês de maio. Na ocasião ficou definido que 70% dos profissionais param as atividades e os outros 30% trabalham nos casos emergenciais.

*Matéria atualizada às 18h57 para acréscimo de informações.

Thaffarel Nunez Gonçalves – TNG Informa com informações de Assessoria do SIEMS

Pular para o conteúdo