Estado apreendeu 250 toneladas de droga em 10 meses

Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado


O combate ao tráfico internacional de drogas é o principal objetivo a ser perseguido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp). A afirmação é do titular da pasta, Sílvio Maluf, que concedeu entrevista ao Portal Correio do Estado na tarde desta quinta-feira (12).

Segundo ele, de janeiro a outubro foram apreendidas 250 toneladas de drogas no Estado.

“Esse é um dos serviços que a gente presta, na verdade, ao Brasil. Isso porque a quantidade de droga que a gente apreende é muito superior a possibilidade de consumo do próprio Estado. Estamos na faixa de 250 toneladas apreendidas e não há ninguém que chegue perto disso”. 

O secretário afirmou que essa quantidade apreendida é superior a do ano passado e a expectativa é que aumente até o fim do ano. “Dependo deste trabalho porque o estado tem zona limítrofe com fronteira internacional, duas fronteiras importantes e divisas com muitos estados”. 

Sobre o policiamento nessas divisas, Sílvio Maluf afirma que está aquém do ideal, porque, segundo ele, não existe uma cultura de bloqueios policiais para reprimir a circulação de drogas. “A gente lamenta que os trabalhos de policiamento de divisas, que caberiam aos demais estados como Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, sejam muito deficitários”

A crítica a esses estados está relacionada também aos investimentos que receberam quando sediaram jogos da Copa do Mundo, ano passado. “Infelizmente, a gente não recebeu legados como os daqueles estados que sediaram a Copa do Mundo. Eles receberam legados fabulosos que envolviam desde a segurança pública até infraestrutura, rede hoteleira, transporte. Enfim, nós não recebemos absolutamente nada disso”, pontuou.

Fonte: Maressa Mendonça – Correio do Estado

Pular para o conteúdo