Fechamento de frigoríficos pode render cerca de mil demissões em Mato Grosso do Sul

Pelo menos três frigoríficos podem fechar as portas em Mato Grosso do Sul. A crise ocorre devido a falta de animais para o abate. Os frigoríficos Beef Nobre, em Campo Grande, e Fribrasil, em Caarapó, já anunciaram o encerramento das atividades e a demissão de cerca de mil trabalhadores. Segundo a Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carnes de Mato Grosso do Sul(Assocarnes), outras duas unidades do Estado correm risco de fazer o mesmo.

Conforme a Assocarnes, a principal dificuldade do setor é a concorrência desleal com outros estados, a solução seria definir estratégias de investimentos na cadeia produtiva da carne em Mato Grosso do Sul.

Na última terça-feira (31), a entidade participou de uma reunião com o governador Reinaldo Azambuja em que foram debatidas ações de incentivo ao setor.Nela, ficou definido um estudo por técnicos da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) e da Assocarnes.

Demissões

Somente com o fechamento do Fibrasil e do Beef Nobre, previsto para 14 de abril, estão previstas as demissões de mais de 800 trabalhadores, segundo a associação. Ainda segundo a Assocarnes, não ficou definida data para finalização do estudo para a criação de propostas para o setor. Porém, enquanto isso, os trabalhadores de dois frigoríficos cumprem aviso prévio e estão sendo realocados em outras unidades.

Fonte: Luana Rodrigues – Capital News

Pular para o conteúdo