O Fluminense tem, nesta sexta-feira (22), a partida mais importante da sua história. O Tricolor enfrenta o Manchester City na decisão do Mundial de Clubes da Fifa. O confronto, no Rei Abdullah Sports City, em Jeddah, na Arábia Saudita, começa às 14h (MS), com transmissão pela TV Globo, Globoplay e pelo canal CazéTV, no YouTube.
A disputa entre dois times que chegam a final pela primeira vez garante um campeão inédito. Como a disputa é em jogo único, em caso de empate no tempo regular, haverá prorrogação e, persistindo a igualdade, o vencedor sai na disputa de pênaltis.
Para chegar à decisão, o campeão da Copa Libertadores passou, na semifinal, pelo Al Ahly, do Egito, vencendo por 2 a 0, gols de John Arias e John Kennedy, ambos no segundo tempo. Já o time inglês, que venceu a Champions League pela primeira vez, passou na semi pelo Urawa Red Diamonds, do Japão, por 3 a 0, gols de Bernardo Silva, Kovacic e Höibraaten, abrindo o placar com gol contra.
Nas entrevistas coletivas antes da final, respeito mútuo entre os técnicos. Pep Guardiola fez questão de exaltar o Fluminense e a campanha do Tricolor na Copa Libertadores. “Conheço exatamente o talento e a qualidade do Fluminense e o que ele pode fazer. Sabemos o que significa o Mundial para os times sul-americanos. Sei que será uma final dura, como sempre tem sido. E vamos por isso. Conheço meus jogadores e os respeito pelo que fazem, é muito boa a forma como jogam”, disse o técnico do time inglês.
Fernando Diniz elogiou o Manchester City, que classificou como o “melhor time do mundo”. Porém, garantiu que o Fluminense entrará em campo acreditando no título mundial. “É o jogo mais importante da minha vida. Também coincide de ser o jogo, historicamente, mais singular. Decisão de título mundial. Contra um dos melhores times da história do futebol mundial e um dos maiores treinadores. Vamos enfrentar o melhor time do mundo, mas isso não nos impede de sonhar e fazer o nosso melhor. O que vamos fazer amanhã é ser o melhor possível”.
Escalações
O técnico Fernando Diniz tem todos os jogadores à disposição e deve manter o mesmo time que venceu o Boca Juniors-ARG na final da Libertadores e que jogou contra o Al Ahly. A provável escalação tricolor tem Fábio no gol; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Ganso; Arias, Keno e Cano.
Já Pepe Guardiola tem os desfalques de Haaland, De Bruyne e Doku que sequer foram inscritos na competição. No mais, o time que inicia o jogo deve ser o mesmo da semifinal com Ederson; Kyle Walker, Ruben Dias, Gvardiol e John Stones; Rodri, Kovacic, Jack Grealish, Phil Foden; Bernardo Silva e Julián Álvarez.
Fonte: Rogério Vidmantas/Capital News