Durante a operação conjunta desenvolvida pelas equipes do Gerência e Combate ao Crime Organizado (GCCO) de Cuiabá (MT), Polícia Civil de Manaus (AM) e a Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Seqüestros (GARRAS) foi presa nesta quarta-feira (3), à noite, em Campo Grande (MS), o bandido identificado por José Italívio Martins, 52 anos.Além dele, dois de seus comparsas também foram presos em Manaus. São eles André Amarildo Teodoro de Sousa, 49 e Humberto César Cassiano, 39 anos.
De acordo com o delegado, Rodrigo Yassaka “José e sua quadrilha são “especialistas” na prática do crime de Extorsão Mediante Seqüestro sendo procurados há aproximadamente 15 anos por ilícitos praticados no MT e no MS. No ano de 2002, José foi apontado como responsável pelo roubo de um avião no interior de MS, após seqüestrar, matar e ocultar o corpo do piloto da referida aeronave. No Estado de Mato Grosso a quadrilha é responsável por inúmeros casos semelhantes, incluindo seqüestros e latrocínio”.
José estava com Mandado de Prisão em aberto em seu desfavor, o qual foi cumprido quando o mesmo foi localizado e abordado no Bairro Nova Lima na Capital e detido após acompanhamento tático realizado e motivado pela tentativa de fuga do acusado, que, de posse de uma motocicleta de alta cilindrada, tentou evadir-se do local vindo a sofrer uma queda, resultando em seu internamento na Santa Casa de Campo Grande.
Em 2012, José foi abordado pela Polícia Militar e empreendeu fuga, também utilizando uma motocicleta naquela ocasião.
Fonte: Gilson Giordano – Capital News