Nesta sexta-feira (18), o governador Eduardo Riedel recebeu o cônsul-geral do Japão, Ryosuke Kuwana, em uma reunião marcada pela busca do estreitamento de laços culturais e promover integração entre Mato Grosso do Sul e o país asiático. A visita de cortesia trouxe à discussão possíveis relações bilaterais e a relevância da colônia japonesa na história do Estado.
Durante o encontro, o cônsul expressou sua gratidão pelo apoio prestado à comunidade japonesa em Mato Grosso do Sul e ressaltou o interesse em estabelecer relações mais próximas com o Estado. “Viemos aqui para conhecer o governador e as autoridades e discutir possíveis relações bilaterais com Mato Grosso do Sul”, afirmou o cônsul-geral.
Ryosuke Kuwana também destacou a influência significativa da cultura japonesa no Estado, evidenciada por eventos tradicionais como o “Bon Odori”, que ocorre neste fim de semana em Campo Grande. “Participaremos deste grande evento que tem um papel fundamental no Estado”, complementou.
A 37ª edição do Bon Odori, organizada pela colônia japonesa, contará com apresentações de danças tradicionais, símbolos festivos como as luminárias chochin, a torre da dança yagura, tambores taiko e o ritmo tankobushi, além de músicas típicas do Japão e diversas opções da culinária oriental. O evento acontecerá na Associação Esportiva e Cultura Nipo Brasileira de Campo Grande.
Com uma população de 15 mil descendentes, Campo Grande abriga a terceira maior colônia de imigrantes japoneses no Brasil, além de ser a segunda maior colônia de imigrantes de Okinawa no país.
O encontro também contou com a presença do secretário especial do Escritório de Relações Internacionais de Mato Grosso do Sul, Luiz Renato Adler, que enfatizou a importância dessas reuniões para o estado. “Essas oportunidades nos permitem mostrar as potencialidades de Mato Grosso do Sul, abrir portas para novos investimentos e promover nossos produtos. Buscamos estreitar as relações com países como França, Índia e Japão, mostrando a eles um pouco do que nosso estado tem a oferecer”, destacou Adler.
Fonte: Odirley Deotti/Capital News