O Índice de Desenvolvimento Humano, de BELA VISTA, MS, segundo pesquisa que permite comparar os municípios pelo IDH-Municipal, considerando indicadores de longevidade (saúde), renda e educação, onde a pesquisa foi elaborada a partir do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e Fundação João Pinheiro – FJP, com dados extraídos dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010, deu um enorme salto em 2013, superando muitos municípios de renome nacional.
O IDH Municipal, varia de 0 a 1 considerando indicadores de longevidade (saúde), renda e educação. Quanto mais próximo de 0, pior é o desenvolvimento humano do município. Quanto mais próximo de 1, mais alto é o desenvolvimento do município. Segundo esse mesmo índice Bela Vista deu um salto de qualidade em todos os sentidos e hoje ocupa entre a 26ª posição, no estado de Mato Grosso do Sul.
No Brasil o mesmo índice, comparando com as demais cidades brasileiras, que são no total 5.565 cidades, tem a privilegiada, posição, de 1.969º lugar na classificação geral no Brasil, ultrapassando por exemplo as cidades litorâneas como Paraty (RJ), 2.105º; Ilhéus 2.182º e Porto Seguro (BA) 2.524º e Anita Garibaldi (SC) 2.224º e a encantadora Chapada dos Guimarães (MT) (2.224º) e Sidrolândia (MS) (2.282º), entre muitas outras cidades afora.
Esses estudos foram elaborados e publicados em 2013. Dois índices foram importantes para o crescimento e aumento no índice do IDH, entre eles estão o fator do aumento da longevidade e no quesito renda per capita, sendo índices muito altos, segundo o PNUD. Outro fator preponderante foi o aumento do índice do IDH Educação que alcançou o patamar de 0,585, segundo o estudo das instituições.
A secretária municipal de Assistência Social, e primeira dama do município, Patrícia Ocáriz de Souza Rosa, esta semana foi indicada para receber a premiação, pelo empenho da secretaria, no desenvolvimento humano, principalmente nos investimentos em ações e projetos praticados no município de Bela Vista.
Entre esses projetos estão a valorização dos idosos, combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a realização de cursos sustentáveis que aumenta a autoestima, como também proporcionam a geração de renda às famílias menos favorecidas, curso estes em parcerias com a Biblioteca do Conhecimento – Sesi – Senai – FIEMS.
A secretária acredita que a educação teve o reconhecimento e o aumento do IDH, em razão de formação continuada dos profissionais; valorização dos mesmo entre muitas ações que são e foram implantadas pela atual administração e que muitas delas quando ela estava frente a pasta.
“Estamos fazendo o melhor para Bela Vista, independentemente de quem seja, pois a melhoria será para toda a coletividade e o prefeito Renato de Souza Rosa sempre buscou essas melhorias e assim os nossos queridos bela-vistenses voltem a sorrir e serem felizes, com qualidade de vida, sustentabilidade e acima de tudo com educação de qualidade. Essa premiação é o reconhecimento dos trabalhos que estamos realizando para a nossa comunidade”, finalizou Patrícia.
A premiação será no Balneário de Camboriú, em Santa Catarina, onde também estará acontecendo o 3º Fórum Nacional Sustentável de Secretarias de Assistência Social. Patrícia Ocáriz de Souza Rosa, será homenageada com o prêmio “Vivência Social 2014”.
Fonte: João Carlos Velasquez