Importância do turismo para a economia dos municípios é destacada durante palestra

Foto: Bolívar Porto


Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do setor turístico, a ampliação e a diversificação da oferta turística, o Governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS)  está  na 6ª edição da Rota do Desenvolvimento em Bonito.

O evento começou na terça-feira (26) e prossegue até esta quinta-feira (28). Como parte da programação do evento, numa iniciativa da Fundação de Turismo, estão sendo realizas palestras direcionadas aos atores do turismo da região sudoeste do estado. Os municípios que fazem parte da região são: Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Porto Murtinho e Sidrolândia.

O turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda. Estas foram as palavras do diretor-presidente da Fundação de Turismo, Nelson Cintra, nesta quarta-feira durante o evento.  Cintra ministrou a palestra “A Importância do Turismo”, direcionada aos empresários e gestores públicos do turismo. “Para potencializar as discussões sobre o turismo é necessária a parceria dos setores público e privado. Assim podemos discutir as prioridades e consequentemente planejar e executar projetos para o desenvolvimento do setor na região”, destacou.

Cintra falou sobre os principais trabalhos que estão sendo desenvolvidos e destacou os potenciais turísticos do estado, além do trabalho que vem sendo realizado para a divulgação turística, como a participação de feiras e eventos do setor.

Na oportunidade, o embaixador honorário do Turismo do Estado, Jota Abussafi, participou dos diálogos com os participantes. O embaixador falou sobre as potencialidades e a necessidade da divulgação do turismo sul-mato-grossense nacional e internacionalmente. Jota destacou a importância de colocar alguns projetos em prática, como eventos que são grandes oportunidades para atrair um maior número de visitantes. “Nosso estado tem um grande potencial, é preciso criar oportunidades de negócios para atrair mais turistas, seja com eventos ou projetos ligados à gastronomia, à cultura, à música regional, entre tantas outras ofertas. A máquina do turismo é muito forte, movimenta a economia, gera receita, trabalho e renda”, salientou.

Para o presidente do Fórum Regional Bonito-Serra da Bodoquena, Clayton Castilho, é preciso discutir e aproximar os poderes públicos, atores e segmentos do turismo para definir estratégias que visem o desenvolvimento do turismo. “O Fórum está aberto para as discussões, para que possamos através do diálogo estabelecer estratégias que oportunizem o bom desempenho de ações para o setor”, disse.

Estavam presentes no evento o trade turístico, prefeitos, gestores públicos, presidente e membros do Fórum Regional de Bonito-Serra da Bodoquena e outras entidades de classe.

Palestra com Mário Petrocchi

A palestra do professor e consultor de turismo, Mário Petrocchi, que aconteceria nesta quarta-feira (27), às 9h30, no Centro de Convenções de Bonito, foi cancelada devido ao mau tempo.  Os voos previstos para ontem foram cancelados para pousos e decolagens no Aeroporto de Campo Grande.

Fonte: Raquel dos Passos, Assessoria de Comunicação da Fundação de Turismo de MS

Pular para o conteúdo