Mato Grosso do Sul tem nove municípios em situação de alerta para a dengue, conforme dados divulgados nesta terça-feira (18), pelo Ministério de Saúde, baseado no Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa). (44 municípios de MS enviaram os dados sobre o Liraa)
Conforme o levantamento, Ponta Porã (1,0), Miranda (1,3), Ivinhema (1,4), Três Lagoas (1,4), Coronel Sapucaia (1,5), Coxim (1,6), Paranaíba (1,7), Terenos (2,2) e Amambai (2,3) estão em situação de alerta, com valores superiores a 1. Acima de 3,9 a situação é considerada de risco de epidemia.
De acordo com o Ministério da Saúde, na região Centro-Oeste, o principal problema para a transmissão da doença é o armazenamento incorreto de água, responsável por 40,9% dos focos detectados, seguido por lixo nos domicílios, como garrafas, pneus, latas e qualquer outro objeto que possa acumular água de chuva e em depósitos domiciliares, que incluem pratos de vasos de planta, vasilhas de água de cães e gatos e calhas entupidas.
Apesar dos dados, Mato Grosso do Sul foi o segundo estado que mais reduziu o número de casos de dengue este ano em relação ao ano passado – período em que o estado passou por epidemia da doença, uma queda de 97%.
Fonte: Gabriel Maymone – Correio do Estado