A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) lembra que a organização financeira é fundamental para os consumidores não ficarem endividados ou até sem dinheiro durante os feriados prolongados como o do Carnaval. É preciso ficar atento às despesas. A segurança é indispensável, com os foliões devendo evitar levar muito dinheiro, celular ou cartões no bolso.
No site www.meubolsoemdia.com.br são dadas dicas de educação financeira para evitar os imprevistos. Na página são repassadas orientações para compra de passagens e reserva de hotéis baratos, diversão compatível com o bolso, pesquisa para compra ou aluguel da fantasia e adereços carnavalescos. Para os que preferem programação cultural, sites especializados contêm boas informações.
“Muitas vezes as pessoas se deixam levar pela empolgação das festividades e isso resulta na utilização do crédito disponível sem planejamento e organização financeira”, avalia o diretor de educação financeira da FEBRABAN, Fábio Moraes. Se o consumidor resolver utilizar o cartão de crédito, deve prestar atenção nos valores da fatura. “O cartão oferece a comodidade de pagar as despesas no mês seguinte, mas neste caso o controle das contas deve ser maior. Além disso, também é preciso considerar o valor das parcelas já existentes para não acumular muitas contas e onerar as despesas do mês”, diz Moraes.
Cheque especial X CDC
Quem resolve usar o limite do cheque especial deve ficar ainda mais atento, pois “essa modalidade de pagamento é ideal para quem vai repor o dinheiro em alguns dias, não se pode usar o cheque especial como extensão de sua renda sem ter ideia de quando irá repor o dinheiro. Como se trata de um crédito emergencial haverá cobrança de juros acima do valor utilizado e, quando não há organização, a pessoa fica mais suscetível ao endividamento”, explica o especialista em educação financeira.
Se o consumidor precisar de dinheiro por mais de um mês, o ideal é procurar outras modalidades de crédito. “Pode ser o crédito consignado, que oferece condições atraentes, ou até mesmo um crédito direto ao consumidor (CDC). A contratação é simples, mas se já entrou no cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito tente renegociar essas dívidas para que elas não fiquem maiores”, esclarece Moraes.
“O ideal é organizar o orçamento sempre e planejar viagens com antecedência. A organização das despesas deve ser uma prática do dia a dia. A pessoa pode anotar todos os gastos no papel, ou em planilhas e, para os mais tecnológicos, temos o software gratuito JIMBO, que ajuda a controlar as finanças do dia a dia e está disponível no site MeuBolsoemDia.com.br, que pode ser baixado no seu computador e até mesmo no celular”, ressalta.
Fonte: Caixa com informações de FEBRABAN