Proprietária do Gisa nunca teve prefeitura de Campo Grande como cliente

Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado


Aos poucos, as investigações demonstram os motivos de o Sistema de Gestão de Informações da Saúde (Gisa) não funcionar. A Oracle, multinacional do setor de informática que desenvolveu o programa de computador comprado indiretamente pela administração municipal, em 2009, por meio do Consórcio Contisis, informou à Controladoria Geral da União (CGU) que nunca teve a Prefeitura de Campo Grande, a Contisis e muito menos a empresa Telemídia (que lidera o consórcio) como seus clientes. 

A Oracle desenvolveu o programa de computador denominado SGBD Oracle 10G, o coração do sistema de gerenciamento dos postos de saúde de Campo Grande, idealizado em 2008, e que, caso funcionasse, permitiria o agendamento por telefone das consultas nos postos de saúde. 

A única licença concedida pela multinacional norte-americana foi à Alert Serviços de Licenciamento de Sistema de Informática para a Saúde, mas teve curta duração: apenas de agosto a novembro de 2009, época em que o sistema começou a ser instalado. No caso Gisa, a Alert entra como a empresa fornecedora da Telemídia, integrante do Consórcio Contisis, este, sim, vencedor da licitação promovida pelo município e que recebeu todos os R$ 9.626.898,53 em recursos públicos (90% liberados pelo Ministério da Saúde e outros 10% de contrapartida paga pela prefeitura).

Fonte: Correio do Estado

Pular para o conteúdo