“Nosso objetivo foi fortalecer a cooperação internacional com instituições da Europa, em especial com as duas universidades francesas, projetando a UFMS para além das fronteiras brasileiras”, afirmou a Reitora.
A cooperação consistirá no desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, de programas para realizar estudos de pós-graduação, do intercâmbio de professores, acadêmicos e técnicos-administrativos, troca de informações relativas às estruturas organizacionais e funcionamento das instituições, realização de cursos e eventos com a participação de representantes as universidades envolvidas, além da promoção de intercâmbio de material bibliográfico e sua difusão.
Para o pesquisador Philippe Obert da Université DAvignon abre novos campos de pesquisa potenciais, em especial para os laboratórios de identidade cultural, texto e teatro, linguística, biodiversidade e ecologia, principalmente no que concerne a estudos sobre ciências da água. Segundo ele a cooperação entre as instituições não é nova e começou em 2001 quando uma missão coordenada pelo professor Vincent Valles veio até o Pantanal.
Na Université de Toulon, a Reitora foi recebida pelo professor Marc Saillard. A Instituição está implementando uma nova política de abertura internacional que abrange institutos e laboratórios de pesquisa, abrigando anualmente cerca de 1,2 mil estudantes estrangeiros de mais de 80 nacionalidades.
Fonte: UFMS