Semana comemora o Dia Internacional da Mulher

Os números sobre violência doméstica contra a mulher são alarmantes em Mato Grosso do Sul. De 2014 a 2015 foram registrados 19.013 ocorrências contra a mulher. Em Campo Grande foram 6.111.

Na semana que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Mato Grosso do Sul não tem muito que festejar, segundo a defensora pública, Nancy Gomes, durante o Encontro Estadual dos Gestores de Políticas Públicas para Mulheres, em Campo Grande.

Ela disse ainda que os números são preocupantes e por mais que se incentiva a denúncia os casos de violência aumentam cada vez mais. ”Em Mato Grosso do Sul os números de violência contra a mulher são assustadores e temos de incentivar que a Defensoria Pública participe do problema”, disse Nancy Gomes.

O desembargador Ruy Celso que também participa do evento disse, durante o evento, que são mais de 11 mil processos de atendimento à mulher. Ruy Celso revelou que a demanda é muito maior que a das outras oito varas. O desembargador ressaltou que o problema está virando ‘endemia’, com mais de 2 mil processos

Já o promotor de justiça Paulo Cezar dos Passos, que disse que 60% da demanda do MP é com relação à violência contra a mulher e que o número também ocupa 50% das ações do Fórum.

Segundo a delegada Rosely Molina, titular da DEAM (Delegacia 
Especializada no Atendimento à Mulher), Campo Grande só no inicio de 2015 já prendeu 135 homens. Para a delegada o problema se confunde com uma grande epidemia.

Para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a solução é fortalecer as ações das delegacias da mulher, principalmente no interior do Estado. Azambuja disse que tem incentivos fiscais para as novas indústrias, que vão se instalar em Mato Grosso do Sul, para que também reservem vagas para as vítimas de violência doméstica.

Azambuja disse também que é preciso mudar o quadro do Estado que é segundo em número de estupro. “Estamos pensando em várias formas de atender as mulheres e para isso, dobrei os números de recursos no Banco Cidadão”, ressaltou Azambuja.

A vice-governadora, Rose Modesto (PSDB), disse que a maneira para combater o problema é sensibilizar para conscientizar. “São pequenas ações que fazem a diferença. As ações são de direito humano”, finaliza Rose Modesto.


O Encontro Estadual dos Gestores de Políticas Públicas para Mulheres tem o objetivo de mudar a realidade do Estado e que no próximo ano, quando for realizado novamente o encontro, os números tenham diminuído consideravelmente em Mato Grosso do Sul. Em Bela Vista também acontece o encontro.

Ocorrências policiais – Período de 27/02 a 03/03

Violência doméstica

Bela Vista. Na data 27/02/2015, sexta-feira, por volta das 20h15min a PM foi chamada na Vila Igreja de Pedra (São Geraldo) onde a do lar disse que novamente seu ex-convivente de 24 anos de idade, contra o qual a mulher tem medida protetiva expedida pelo juízo da Comarca, com base na Lei Maria da Penha. No local o acusado não foi encontrado e a vizinhança disse que ele acabara de adentrar numa mata ali existente e não foi localizado nas diligências. A mulher/vítima optou por dormir na casa de parentes com medo do agressor voltar.

Outra ocorrência do gênero foi registrada na Vila Serradinho, onde a do lar de 21 anos de idade disse que seu marido, auxiliar de serviços gerais, de 22 anos de idade chegou a casa por volta das 20h do domingo, dia 01/03/2015 e passou a ameaça-la de morte e ainda tentou agredir a mulher com socos e pontapés. O valentão ao saber que a polícia chegava tomou rumo ignorado e não foi localizado nas diligências. Os casos foram registrados na DP de Bela Vista.

Ameaça e desacato

Bela Vista. Na data 27/02/2015, sexta-feira, por volta das 16h45min a PM foi chamada no posto de saúde central onde uma servidora do local foi desacatada e ameaçada pela auxiliar de escritório de 27 anos de idade, moradora do bairro Espírito Santo. Segundo a mulher, ela estava nervosa devido ao mau atendimento da servidora pelo telefone. Acusada e vítima foram até a DP para as providências.

Porte de arma branca

Bela Vista. Na data 28/02/2015, sábado, por volta das 23h00min uma guarnição da PM fazia rondas nas imediações do bar Botequim, Rua Barão do Melgaço os policiais abordaram o auxiliar de serviços gerais, 22 anos de idade e durante revista pessoal foi encontrado em sua cintura uma faca de 14 centímetros de lâmina. O acusado foi conduzido até a DP.

Lesão corporal

Bela Vista. Na data 01/03/2015, domingo, por volta das 03h00min a PM compareceu ao hospital São Vicente de Paulo atendendo solicitação do servidor que estava de plantão. O vigilante de 39 anos de idade, foi socorrido na ambulância da casa de saúde e disse que estava numa festa em uma residência e em determinado momento ocorreu uma briga e o mesmo disse nem saber quem o agrediu no supercílio esquerdo. A vítima não foi entrevistado pelos policiais militares devido estar com sinais notórios de embriaguez alcoólica. Os servidores do hospital ficaram de informá-lo depois sobre a possibilidade de registrar o ocorrido na DP.

Violação de domicílio, dano e ameaça

Bela Vista. Na data 01/03/2015, domingo, por volta das 08h35min a PM atendeu solicitação de uma moradora da vila Serradinho, de 27 anos de idade. Segundo ela o auxiliar de serviços gerais de 41 anos de idade, chegou a casa dela e danificou a porta dos fundos (que estava amassada), tinha oito vidros da janela quebrados e também a grade foi amassada. Em diligências o acusado foi localizado numa chácara ali próximo e foi conduzido até a DP para ser responsabilizado pelos atos.

Dano

Bela Vista. Na data 01/03/2015, domingo, por volta das 13h00min a PM foi chamada na escola Castelo Branco pelo agente patrimonial que ao assumir o plantão percebeu a porta da sala da direção aberta e ao verificar o interior notou que a sala foi invadida pelo teto e que os móveis estavam desalinhados. O autor ou autores entraram pelo teto, deixaram um par de chinelos na sala e saíram pela porta com uma chave reserva da sala. A direção foi informada e também a Polícia Civil para averiguar se algo foi furtado e para colher indícios de autoria do delito. 

Cumprimento a mandado de prisão

Bela Vista. Na data 02/03/2015, segunda-feira, por volta das 06h45min uma guarnição da PM foi até a Rua Alaíde da Silva Correa, bairro Primaveras e cumpriu mandado de prisão expedido pela Comarca de Bela Vista no ano de 2008, acusado de lesão corporal (violência doméstica) um trabalhador rural de 40 anos de idade.

Fonte: Assessoria da PM em Bela Vista

Pular para o conteúdo