Os funcionários da previdência social decidiram terminar a greve que durou quase três meses em Mato Grosso do Sul, mas os servidores só devem retornar ao trabalho na próxima terça-feira (29) e o atendimento à população será feito a partir de quarta-feira (30).
A greve terminou após um acordo entre a Federação Nacional dos servidores e o Governo Federal. A categoria aceitou a contra-proposta para incorporar gratificações no salário para efeitos de aposentadoria em três parcelas, contando a partir de 2016.
No estado, pelo menos 100 mil pessoas deixaram de ser atendidas durante a greve dos funcionários da previdência social. De acordo com o sindicato dos trabalhadores, será feito um esforço para restabelecer esses atendimentos em até três meses.
Vanilde e a filha estão afastadas do trabalho por problemas de saúde. Elas tentam fazer perícia no INSS para receber o auxílio-doença, e não conseguem atendimento por causa da greve.
A doméstica Marciana também tenta dar entrada no auxílio-maternidade desde o início do mês, mas teve que voltar pra casa mesmo após o encerramento da paralisação.
Com a filha ainda bebê no colo, fala sobre a demora do retorno dos funcionários. “Ah eu acho isso um transtorno, totalmente. Já faz tempo que eles estão de greve”, desabafa.
Anita Borba, do comando de greve do INSS, disse que espera que os atendimentos à população possam ser colocados em ordem o mais rápido possível.
“Nosso segurado não merece ficar esperando, então a nossa proposta, a nossa vontade, é de que no máximo em três meses a gente consiga colocar em dia”, diz.
Fonte: G1 MS com informações da TV Morena