Times do Estado iniciaram treinos nesta sexta

Foto: Gazeta MS/Arquivo


Se o clima ainda é de feriado para a maioria dos trabalhadores, o mesmo não se pode dizer dos jogadores de futebol que irão disputar o Campeonato Estadual que começa no último dia deste mês, particularmente para Águia Negra, Ivinhema e Naviraiense, três das seis equipes que integram o Grupo B da competição. Para esses, a apresentação será nesta sexta-feira e, consequentemente, o início dos treinos. Nas outras, o Corumbaense apresenta o novo elenco no sábado, o Sete na segunda-feira e o Ubiratan ainda é uma incógnita.

Vice-campeão em 2014, o Águia Negra aposta na continuidade para tentar subir o último degrau neste ano. O técnico Chiquinho Lima, efetivo no cargo desde a Série D do Campeonato Brasileiro de 2013, deve contar com a maioria dos jogadores do ano passado, mais algumas contratações pontuais para suprir as ausências, a mais sentida do goleiro e capitão Filipe, que não pôde retornar por falta de acordo financeiro. Porém, outros destaques como o zagueiro Valnei, o lateral Valdinei e o meia Alex Faria são presenças garantidas. “Conseguimos manter 12 jogadores da campanha de 2014, destes, seis tiveram uma sequência de jogos entre os titulares. Nas outras posições buscamos fazer encaixes necessários com atletas de bom nível técnico, competitivos e comprometidos com o clube”, explicou o treinador.

Já no Ivinhema, a comissão técnica é conhecida dos torcedores, os jogadores nem tanto. Douglas Ricardo, campeão com o Azulão em 2008 e que esteve à frente do time em outras temporadas, está de volta. Em relação ao elenco, pouco se sabe ou foi divulgado por opção do próprio clube. Apenas que dois ou três que já defenderam a equipe retornam, entre eles o meia Joel. Do resto, muitos atletas que irão jogar no Estado pela primeira vez, como o lateral-esquerdo William, o volante Júlio César e o meia Lucas Tocantins, todos cedidos pelo Botafogo-SP, e o meia Douglas Rosa. Novidade também na diretoria com a inclusão do ex-jogador do clube Alex Cruz como gerente de futebol e um os responsáveis diretos pela montagem do grupo de jogadores.

O Naviraiense é outro time que aposta em um técnico já conhecido. Paulinho Rezende retorna ao clube, desta vez para iniciar a temporada, ao contrário das últimas duas vezes. Em 2013, Rezende foi o técnico da campanha histórica na Copa do Brasil que, lamentavelmente, terminou com a eliminação do time por ter escalado um jogador irregular quando eliminou, no campo, o Paysandu-PA. Com ele, retornam também o goleiro Roger Paranhos, o lateral Robinho, o zagueiro Willians e o atacante Pequi, todos também presentes nos confrontos contra os paraenses. No elenco, destaques dos últimos campeonatos como os atacantes Sadan, ex-Itaporã, e Thales, ex-Costa Rica, além de jogadores da base do clube que serão aproveitados. “O técnico Jadilson, responsável pelas categorias de base, já relacionou nove atletas que a partir dessa sexta devem ser observados pela Comissão Técnica”, explicou o diretor de futebol Soares Filho.

Outros três

O Corumbaense retornou para a Série A com planos ambiciosos. Desta vez, conseguiu segurar o técnico Cláudio Roberto, responsável pelo acesso em 2012, e boa parte do elenco, além de reforçar o grupo com atletas indicados pelo treinador, alguns inclusive vão jogar o Estadual pela primeira vez. A apresentação será neste sábado (3) no Estádio Arthur Marinho. O Sete de Dourados terá o comando do técnico Paulo Schardong e também um elenco cheio de caras novas para o torcedor sul-mato-grossense. Confirmados, por enquanto, o retorno do goleiro Diego e do atacante João Leandro, destaques em 2014, e a chegada do atacante Cláudio, formado nas categorias de base do Palmeiras e com passagens pelo Marília-SP. Juventude-RS e Campinense-PB. Todos devem se apresentar na próxima segunda-feira (5).

Segundo o site Diário MS, o caso mais crítico é do Ubiratan. O time douradense retornou ao futebol profissional em 2013 com a bagagem de quem é três vezes campeão estadual, conquistou a Série B, fez uma campanha apenas regular na primeira divisão, apesar do time montado, e agora, com dificuldades em aglutinar patrocinadores, pode desistir da disputa. Segundo o presidente Joaquim Soares, a possibilidade do time se afastar mais uma vez do futebol profissional é cada vez mais sólida. “Hoje posso dizer que estamos com 99,99% de chances de não entrar no campeonato e no meu modo de ver, as perspectivas para os próximos dias não são boas. Portanto, o Ubiratan não deverá jogar”, disse.

De acordo com ele, se nada mudar até a segunda-feira, o Ubiratan está fora. “Se nada mudar até lá eu vou pessoalmente no dia 6 em Campo Grande comunicar ao presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul que estamos fora e explicar os motivos”, completou.

Se isso não acontecer, as disputas nesta chave começam no dia 31 de janeiro, às 19h, com o derby entre Sete e Ubiratan no Estádio Douradão. No dia segunte, às 16h, jogam Naviraiense e Ivinhema no Estádio Virotão e ainda Corumbaense e Águia Negra no Estádio Arthur Marinho, com transmissão pela TV para todo o Estado.

Fonte: Jhoseff Bulhões – Capital News

Pular para o conteúdo