A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) tem garantido investimentos em diversas áreas e setores estratégicos para o desenvolvimento do ensino superior no Estado. Ao longo dos últimos quatro anos, um dos eixos que têm recebido especial atenção está relacionado ao desenvolvimento de estrutura de redes da Universidade.
De acordo com Fábio Seabra, administrador de redes da instituição, os serviços ofertados pela rede wi-fi nas Unidades da UEMS segue um ritmo de crescimento. Quanto à velocidade das conexões disponibilizadas, estas são variáveis e dependem da cobertura da empresa Oi Telecomunicações – responsável pela prestação desse serviço junto à Universidade, e das demandas de cada unidade universitária.
Atualmente, todas as unidades universitárias usufruem de rede de Internet própria sendo que, em dez delas, a instituição já oferta redes wi-fi específicas para alunos e visitantes. A rede wi-fi “UEMS-Acadêmico” disponibiliza sinal livre de internet, integralmente, nas dependências das Unidades da UEMS de Coxim, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo e Paranaíba. Em Aquidauana, Dourados e Ponta Porã, o wi-fi acadêmico ainda opera em fluxo parcial. “A rede wireless da UEMS funciona da mesma forma da telefonia móvel, utiliza um sinal único com várias antenas repetindo esse sinal”, informa Seabra.
Paulo Augusto Junior, estudante de Engenharia Florestal da Unidade de Aquidauana, confirma que para os alunos, a UEMS acertou muito ao disponibilizar esse serviço. “Ter uma rede wi-fi aberta para os alunos é muito importante nos dias de hoje, já que estamos na era da tecnologia. O acesso de e-mails, o download de documentos para a aula e o envio de atividades para os professores, tudo ficou mais dinâmico”, garante o acadêmico.
Nas Unidades onde o “UEMS-Acadêmico” ainda não está disponível, estão sendo realizados procedimentos de modificações na estrutura de redes, para que o sinal seja disponibilizado de modo 100% abrangente. Desse modo, investindo em tecnologia, a UEMS garante livre acesso à internet para seus alunos e assume uma postura participativa no cotidiano acadêmico.
Fonte: Assessoria