Na manhã desta quinta-feira (10), por volta das 10h, o Corpo de Bombeiros de Bataguassu foi acionado para atender um vazamento de gás amônia ocorrido em uma indústria de laticínios daquele município. Assim que o vazamento do gás tóxico foi constatado, os trabalhadores foram removidos do local.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para tomar as providências necessárias, como garantir a evacuação e o isolamento da área onde a indústria está instalada. Segundo a corporação, algumas pessoas que passaram mal foram socorridas até a Santa Casa de Bataguassu.
Em contato com a unidade hospitalar, o Nova News apurou que pelo menos 30 pessoas deram entrada no Pronto Socorro da Santa Casa, a maioria delas sem gravidade. Apenas um paciente chegou a desmaiar em decorrência da intoxicação, mas já havia recobrado os sentidos.
Segundo a Secretaria de Saúde de Bataguassu, não houve registro de vítimas em óbito.
Gás tóxico
A amônia é um produto básico na indústria química e tem aplicações domésticas e industriais. Na indústria, a amônia é usada no refino de petróleo, como insumo na fabricação de produtos farmacêuticos e como gás refrigerante nos processos de resfriamento de câmaras frigoríficas e ar condicionado industrial. Na agricultura, a amônia pode ser usada na fabricação de fertilizantes, e no tratamento antifúngico para os citrinos.
O gás é considerado um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. A amônia tem um cheiro característico e é irritante quando inalada. O nariz é geralmente o primeiro a sentir os sintomas da exposição. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e até queimar as vias aéreas.
Fonte: Acácio Gomes – Nova News