O WhatsApp tem se destacado como a principal ferramenta de vendas dos pequenos empresários de Mato Grosso do Sul. Segundo dados da pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, divulgado pelo Sebrae, 79% dos donos de pequenos negócios usam esta modalidade para alavancar as negociações.
O analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, destaca a funcionalidade do aplicativo. “O WhatsApp, sem sombra de dúvidas, é uma rede social amplamente utilizada no dia a dia das pessoas. Se não for a mais popular, com certeza ela está entre as mais populares, então é natural que se torne um mecanismo de grande valia para os pequenos negócios. O WhatsApp permite uma comunicação muito simples e direta entre a empresa e seus clientes”, afirma.
O WhatsApp Business, por exemplo, oferece a criação de um perfil comercial detalhado, a inclusão de catálogo de produtos e serviços, entre outras funcionalidades.
A pesquisa também revela que 38% das empresas utilizam as redes sociais para vendas. Com isso, a combinação do Whats com as outras redes sociais oferece às empresas uma presença digital abrangente e estratégica.
Confirmando o cenário, a empreendedora Marianna Desiderio Coelho, proprietária da empresa CRU Sem Disfarces, de Campo Grande, diz que a ferramenta se tornou a principal forma de comunicação com os clientes.
“Como estratégia, utilizamos uma lista de transmissão de clientes, na qual a empresa compartilha conteúdos, promoções e realiza lançamentos exclusivos. Muitas vezes, as ações de relacionamento são primeiramente divulgadas no WhatsApp, sendo posteriormente compartilhadas no Instagram”, conclui.
A pesquisa foi realizada em novembro de 2022, mas o Sebrae divulgou na sexta-feira (14) os dados.
Fonte: Izabela Cavalcanti/Campo Grande News